sexta-feira, 22 de maio de 2009

Conheça o Schutzhund


O Que É?

O nome schutzhund é composto de duas palavras. Shutz- Proteção e Hund - Cão, portanto Schutzhund é Prova do Cão. É uma prova dividida em três seções - A - Faro, B - Obediência e C-Serviço de proteção - como um triáton de cães.


A História


Inicialmente foi criado como uma prova para selecionar os cães pastores alemães aptos para o trabalho (serviços policiais em geral, embora estivessem sempre ligado a um clube de civis). Com o tempo, as outras raças alemãs ( de guarda e serviço policial) adotaram também essa prova. As outras raças adotaram essa prova ao término da II grande guerra mundial (entre 1945 e 46), num esforço de padronizar r garantir a permanência da funcionalidade entre elas. Foi criada a AZG, entidade para nortear e adequar o trabalho aos clubes especializados dessas raças, e ela estabeceu o SchH e toda a sua família (BH, SchH 1, 2, 3, FH 1 e 2, AD). A AZG é composta de uma junta representada por diretores de adestramento de cada um dos clubes especializados. O objetivo principal é manter o carater seletivo de todas essas provas, ou seja, que a média da criação dessas raças possam ser aproveitadas para auxiliar o homem em várias utilidades, que possa ser forma de auxiliar a selecionar cães mais rústicos e saudáveis para as funções.

Algumas tendências mundiais fizeram com que as provas de trabalho fizessem ajustes às necessidades. Os cães, ao mesmo tempo em que ganhavam adeptos, ganhava também inimigos, gente que dizia que os cães representavam risco à populaçã, com a principal representação do Partido Verde no continente europeu. O mundo foi se tornando menos seletivo e a atividade do adestramento e da seleção de cães foi se tornando maginalizada. As pessoas passaram a associar isso a volta do nazismo. Foi aí que o BH tomou seu espaço como prova de cães sociáveis e pré-requisito do SchH, que o nome SchH (proteção) mudou para VPG (prova de versatilidades para cães de utilidade), que o carater esportivo foi ficando cada vez mais rígida no sentido controle.

Nos últimos anos, o esporte tem evoluído muito no Brasil e ano a ano vem ganhando muita força.


Nenhum comentário:

Postar um comentário